55 11 3063-3390
55 11 942989697
ENDEREÇOS

Arquivo

           



 

Consultar cursos 2º SEM. 2014

PROSA - ESCRITORES AVANÇADOS 2 [2º SEM. 2014 - Sábados]

Oficina de ESCRITA: CONTOS, CRÔNICAS

Horário Sábados das 9h30 às 12h30.

NÚMERO DE VAGAS: ATÉ 8 ALUNOS

Objetivo Aperfeiçoamento para autores: Criação; Recriação de Textos, Debates e (auto)-Avaliação Crítica.

Docente: profª Márcia Lígia Guidin e autores convidados.
Mestre e Doutora em Letras pela USP; professora titular aposentada de Literatura Brasileira, Teoria e Edição de texto: Eca-USP/ UNIP/ Fundação Emma Klabin/ Miró Editorial. Diretora Editorial. Criadora do Programa "Que tal seu Português?" na Rádio USP. Membro do Comitê Organizador do Prêmio Jabuti/CBL. Coach de autores.

PROGRAMA E DATAS (Material Incluso).
  • 9/8/2014 Criação eficiente do personagem X pessoa:
    Construção literária, Exemplo/leitura: Machado de Assis /Cervantes /Flaubert /Dalton Trevisan.
    PROPOSTA: construir conto com personagem única, com contradições, inspirada na em recursos literários. Nascimento da personagem: a ser definida em 3 palavras.
  • 30/8/2014 A personagem e o autor do texto: sua descrição, seus paradoxos: Onde vive a personagem? O autor acredita nela? O autor se projeta nela?
    PROPOSTA: Criar narrativa curta em duas versões: com personagem em cuja verdade o autor acredita; mesma história em que o autor não simpatiza com seu personagem. Exemplo/ leitura: Luiz Ruffato, Eliane Brum, Monteiro Lobato, Pablo Neruda, Lygia Fagundes Telles.
  • 20/9/2014 Escolhas modernas de enfoque narrativo: COERÊNCIA
    A melhor escolha de foco NARRATIVO para a personagem em seu texto. Novas escolhas literárias contemporâneas, com focos narrativos cruzados. (primeira, terceira, diálogo):
    Exemplos/Leituras: Cristóvão Tezza/ Valter Hugo Mãe/ Lygia Fagundes Telles/ Conan Doyle (Sherlock)
    PROPOSTA: Transpor de primeira para terceira pessoa uma narrativa curta, com 3 personagens em cena.  A primeira versão será criada na hora do encontro.
  • 18/10/2014 FORÇAS NARRATIVAS E CONTEPORÂNEAS: Monólogo Interior/ Fluxo da consciência/ Diálogos interrompidos/misturas de enfoque Exemplos/Leituras: Clarice Lispector, James Joyce, Virginia Woolf, Graciliano Ramos/Guimarães Rosa.
    PROPOSTA: Recriar a mesma reflexão do personagem sob três recursos narrativos: narrador conta + monólogo interior + discurso indireto livre.

  • 22/11/2014 TEMAS CONTEMPORÂNEOS:
    O que é novo? O que se repete? CAPTURAR O LEITOR: urbano/existencialIismo/animais/ preconceitos/ideologia/crueldade/morte
    Exemplos/Leituras: Philip Roth / Jose Rezende Jr / Cintia Moskovitch / João Carrascoza / Mia Couto / José Saramago
    PROPOSTA: Criar texto de 4 páginas com protagonista atuando sob a escolha de um tema considerado original.
  • 06/12/2014 LEITURA E ANÁLISE DE ROMANCE CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO OU TRADUZIDO A COMBINAR.
    Análise das qualidades e problemas e virtude da leitura em benefício do escritor que lê. (Eventual visita de escritor).
Valores: R$ 600,00. - divididos em duas ou três parcelas (ago/out/dez).

Inscrições: enviar e-mail com seus dados solicitando informações/inscrição: marcialigia@miroeditorial.com.br.

Endereço:
Rua Oscar Freire, 835. (Entre Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo)

Telefone: 11 3063-3390 ou 11 3532-3342.



 
 
Miró Editorial